segunda-feira, 28 de março de 2011

O que são estrias e como tratá-las


As estrias são um grande problema, tanto para homens como para mulheres. São causadas pelo estiramento excessivo da pele, ultrapassando o limite de distensão da mesma. A pele se rompe e forma uma cicatriz, parecida com uma "linha" localizada na superfície da mesma.
Tem a característica de serem perpendiculares às linhas de tração da pele, paralelas entre si e bilaterais.
São lesões decorrentes da ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele, além do rompimento de terminações nervosas, rompimento de vasos sanguíneos, diminuição de melanócitos (a pele vai perdendo sua coloração normal na região estriada), diminuição da elasticidade da pele, além da rarefação de pêlos no local acometido pelas estrias. 
Nas mulheres se localizam principalmente nos glúteos, mamas, coxas e abdômen. Nos homens tendem a se localizar nos braços, panturrilha, coxas, glúteos e principalmente na região paravertebral e lombar.

1 - Vários fatores provocam o aparecimento das estrias, entre eles:
·         Crescimento acelerado na puberdade;
·         Obesidade;
·         Ganho de muita massa muscular, em um curto espaço de tempo;
·         Gravidez;
·         Uso prolongado de anticoncepcionais e corticóides.
·          
 2 - Tipos de Estrias:
2.1 - Estrias Vermelhas:

São aquelas estrias recentes (também chamadas de estrias jovens), e indicam a primeira fase do processo. O estiramento excessivo da pele leva à ruptura de fibras, causando um processo cicatricial que inicialmente tem uma aparência avermelhada, pois há ainda presença de circulação local.
Essas estrias ainda estão na fase inflamatória, por isso a cor avermelhada. Assemelham-se a arranhões e já marcam a pele de um jeito que incomoda. Conforme o processo inflamatório ocorre, o corpo tenta agir e envia maior quantidade de sangue para a área afetada. Essa inflamação continua por algum tempo até que cicatriza e forma a famosa estria branca.
A atenção com o próprio corpo é fundamental para se detectar o problema ainda nesta fase. O fato de serem recentes permite a aplicação de tratamentos com melhores resultados. Um auto-exame corporal minucioso, uma vez por mês, ajuda na prevenção e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

2.2 - Estrias Brancas:

Esta é a sinalização do corpo de que a estria já está instalada. Nesta fase já ocorreu o comprometimento da circulação local e se consolidou um processo de fibrose. Uma vez instaladas, as estrias não serão mais removidas por se tratarem de cicatrizes. Os cuidados nesta fase serão no sentido de amenizá-las e evitar o aparecimento de outras. É necessário entender que as estrias não tem cura, mas é possível tratá-las de forma bem satisfatória.

3 – De acordo com a Esteticista Cristina Mello o Peeling de Cristal , Peeling de Diamante e sessões de Radiofreqüência no local oferecem resultados visíveis e a cada sessão realizada .Você identifica uma melhora significativa no aspecto das estrias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário