sexta-feira, 11 de março de 2011

Envelhecimento da Pele


Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados. No início do século passado, a longevidade do homem era bem menor: a média de vida era cerca de 50 anos. Hoje, um número maior de pessoas chega à terceira idade, atingindo 80 a 90 anos com certa facilidade. Ao mesmo tempo em que cresce a expectativa de vida, valoriza-se cada vez mais a juventude, o jovem e o belo são cultuados como ideal e as pessoas sofrem muito em decorrência do envelhecimento.

O envelhecimento é caracterizado pelo desgaste dos vários setores do organismo, gerando alterações no seu funcionamento. “Muitas teorias tentam explicar o mecanismo do envelhecimento, mas nenhuma delas compreende satisfatoriamente a gênese completa do processo. A longevidade maior de certas raças e mesmo de certas famílias corrobora a idéia da influência genética em relação ao envelhecimento. Os genes podem codificar a mensagem para o início do processo do "envelhecimento", informa, completando que as informações genéticas, com o tempo, talvez fiquem inadequadas, propiciando defeitos incompatíveis com o funcionamento celular perfeito.

Segundo a dermatologista, os radicais livres também participam da gênese do processo, originando reações químicas, principalmente a oxidação. Estas reações desencadeiam processos nocivos ao organismo e são influenciadas por radiações, doenças, fumo, estresse. Além disso, as alterações hormonais, a falência ou deficiência do sistema endócrinco participam das alterações próprias do envelhecimento.

O sistema imunológico, responsável pelo processamento das defesas do organismo, também se desgasta com o passar do tempo. As funções imunológicas, principalmente aquelas ligadas à imunidade celular, tornam-se eficientes, propiciando ao idoso maior número de processo infecciosos, inflamatórios e carcinogênicos.

Fotoenvelhecimento

A pele, como maior órgão do corpo humano, também apresenta sinais de envelhecimento, os quais tornam-se evidentes devido à sua característica de envoltório protetor.
O envelhecimento cutâneo pode ser dividido em envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento. O primeiro representa aquele comum aos órgãos e o segundo mais intenso e evidente, é o que ocorre devido aos danos causados pela radiação ultra-violeta.

"O envelhecimento causado pela idade é mais suave, lento e gradual, causando danos estéticos muito pequenos. Já o fotoenvelhecimento é mais danoso e agressivo à superfície da pele, sendo responsável por modificações como rugas, engrossamento, manchas e o próprio câncer de pele", afirma Dra. Denise.

Segundo ela, o fotoenvelhecimento não é intensificação do envelhecimento cronológico, mas tem características próprias muito diferentes do envelhecimento comum. Sendo assim, a pele vai apresentar características diferentes em áreas expostas e não expostas. Além disso, o Sol passa a ser o principal fator em relação ao fotoenvelhecimento.

" O espectro eletromagnético da luz tem vários tipos de radiação com diferentes tipos de comprimento de onda. As radiações apresentam diferentes penetrações e respostas relacionadas ao seu comprimento de onda e ao local onde será absorvida. Os fótons que carregam esta energia são absorvidos por moléculas da pele que a transformam em calor. Neste processo, dependendo da radiação e da energia, pode haver um dano importante no DNA celular", explica a dermatologista.

As ondas mais importantes relacionadas ao fotoenvelhecimento são aquelas chamadas de radiação ultra-violeta. As radiações com comprimento de onda menor que 200nm não ultrapassam a camada de ozônio e em geral não atingem a pele. As radiações ultra-violeta B e ultra-violeta A são aquelas mais relacionadas aos danos causados à pele e também as mais conhecidas e estudadas. A luz visível e a radiação infravermelha também causam prejuízos à pele e suas ações vêm sendo muito pesquisadas nos últimos anos. Várias referências demonstram que essa parte do espectro pode potencializar os efeitos maléficos da radiação ultra-violeta B e A.

“Resumidamente podemos afirmar que a radiação ultra-violeta B causa danos agudos à cútis tais como: avermelhamento e queimaduras e danos crônicos como câncer de pele e envelhecimento. Essa radiação penetra superficialmente e está principalmente entre as 10 e 15 horas do dia”, declara a Dra. Denise, explicando que a radiação ultra-violeta A penetra. mais profundamente na pele atingindo a derme causando menos eritema e queimadura. “No entanto, devido a sua maior penetração, é responsável pelo envelhecimento e também pelo câncer de pele. Ela está presente durante todo o dia”.

Outra alteração marcante causada pelo Sol é a dimimução das células de Langerhans, responsáveis pela resistência imunológica da pele.

Tratamento



“De acordo com a Dra. Denise, o tratamento do envelhecimento cutâneo passa pela observação dos fatores envolvidos no seu desenvolvimento, como envelhecimento cronológico, fotoenvelhecimento, flacidez, linhas de expressão.”


Na prevenção


*Filtro solar de amplo espectro, utilizado a longo prazo, diminui o número de manchas, rugas leves e previne o aparecimento de queratoses e câncer de pele .



 *As vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, são benéficas tanto por via sistêmica como tópica e além do efeito antioxidante apresentam ação fotoprotetora discreta, que, somada aos benefícios dos filtros solares, melhora também a formação de colágenos.



*"Outra classe de princípios ativos muito úteis no tratamento do envelhecimento da pele é a dos fitoestrógenos. Normalmente utiliza-se a isoflavona e o extrato glicólico de soja que ajudam a suprir a falta de hormônio feminino na pele. Estas formulações agem melhorando a hidratação e a elasticidade da pele, pelo seu efeito hidratante, anti-oxidante e renovador celular"
.

*O cobre, oligoelemento essencial para o organismo, também vem sendo empregado no combate ao envelhecimento. Age estimulando a atividade dos fibroblastos e a produção de colágenos, confere maior firmeza a elasticidade à pele, suavizando as rugas.

*O dimetilaminoetanol (DMAE ou deanol) é uma droga que recentemente vem sendo muito utilizada no tratamento da flacidez cutânea. "Os trabalhos apresentados pela indústria
farmacêutica
responsável pela comercialização do produto parecem promissores.



*Os peelings químicos são capazes de remover parte da pele, de acordo com a profundidade com que são realizados, promovendo uma renovação e regeneração da pele. Quanto mais profundo for o peeling, mais efetivo contra o fotoenvelhecimento. Para a Dra. Denise, em casos de rugas profundas e elastose solar, os peelings profundos, como o fenol e o resurfacing com laser de CO2, são mais indicados. A recuperação no tratamento com esse peelings é mais demorada,porém são os mais profundos os que garantem um rejuvenescimento cutâneo marcante e duradouro.



cido hialurônico."A toxina botulínica tipo A vem sendo utilizada para tratamento estético há aproximadamente 10 anos. Essa toxina atua por meio da paralisação de feixes musculares específicos, causando a atenuação das rugas de expressão. Seu efeito inicia-se 48 horas após a aplicação e, no máximo em 15 dias. A duração dos efeitos benéficos é de 4 a 6 meses", declara a dermatologista, citando que depois desse período, os músculos reassumem os seus movimentos originais. "Apesar de certa polêmica que envolve tal técnica, quando efetuada por profissionais habilitados, tem pouco percentual de complicações e bons resultados".



Segundo a Dra. Denise, não se pode esquecer das várias técnicas de cirurgia plástica, como o lifting e a blefaroplastia, capazes de atenuar rugas e eliminar sobras de pele e flacidez. "Tratar o envelhecimento é um desafio, porém, a cada dia, torna-se mais presente no dia-a-dia do dermatologista, conclui.


Fonte: www.denisesteiner.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário