Como anda a saúde de seu esqueleto? Nunca pensa nisso? Então comece a pensar, ainda mais se já passou dos 50 anos, idade em que a densidade óssea entra em declínio, principalmente nas mulheres. A partir dessa faixa etária os ossos vão ficando porosos, fracos, e portanto mais vulneráveis a fraturas.Quanto mais cedo você prevenir, melhor. A combinação certeira para chegar aos 60, 70 com ossos de 40 é simples; colocar os nutrientes certos no prato e praticar atividades físicas.
É fundamental incluir na alimentação a dose correta de cálcio (1.000 miligramas para adultos e 1.200 miligramas para mulheres partir dos 51 anos e homens a partir dos 70). Acredita-se que o mineral seja capaz de preencher os buraquinhos que surgem nos ossos. Além de caprichar no consumo de cálcio, é preciso apostar em outros dois minerais muito associados a saúde dos ossos: o magnésio e o fósforo. E também não pode faltar as vitaminas K e D.
Já os exercícios agem em duas frentes: fortalecem os músculos, os ossos e ainda melhoram a coordenação, o que reduz o risco de quedas. Vale fazer musculação, caminhada, subir escada e até chacoalhar o esqueleto numa pista de dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário